Gastronomia Social no Brasil
Além das três iniciativas que já foram apresentadas, o mapa ao lado traz outros projetos espalhados por todo o Brasil, utilizando a gastronomia como ferramenta de mudança.
Caso você conheça algum outro projeto que ainda não está no mapa, escreva para nós:
fermentocozinharecrescer@gmail.com
Restaurante
Escola
Programa Senac de Gratuidade
Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), o faturamento do segmento da alimentação do ano de 2015 representou 9,5% do PIB brasileiro. A gastronomia inclui-se dentro deste levantamento, o que evidencia o potencial do ramo em gerar empregos. Entretanto, a oferta de cursos profissionalizantes na área ainda é baixa e o acesso aos cursos existentes é bastante restrito, uma vez que suas mensalidades são altas.
A gastronomia, porém, não necessariamente precisa ser praticada por pessoas de alto padrão social. Existem iniciativas, como as mostradas abaixo, que visam inserir jovens no mercado de trabalho por meio da gastronomia, capacitando-os para atuar de maneira competente nessa área.
O projeto, que teve início em setembro de 2006, foi idealizado por Ernani Gouvea e pelo chef David Hertz. "Vimos na gastronomia uma ferramenta incrível de educação. A ideia começou pequena e vem se ampliando", diz Gouvea.
A Gastromotiva já formou, ao total, 2.340 alunos, em 41 turmas. De acordo com Ernani, as duas barreiras iniciais encontradas por quem deseja trabalhar na área são: a capacitação e o investimento que o microempreendedor precisa realizar para iniciar seu próprio negócio.
A iniciativa está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia, além de contar com uma unidade no México.
Para saber mais sobre a Gastromotiva, clique aqui.
O Restaurante-Escola é uma parceria entre a Fundação Jovem Profissional e a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de São Paulo. Existe desde 2004 e atende jovens entre 17 e 21 anos, prioritariamente da região central da cidade.
Cerca de 60 alunos são atendidos a cada semestre, em um curso que mescla teoria e prática, apostando na vivência por meio de um restaurante aberto ao público que funciona na Câmara Municipal de São Paulo.
Adriana Serra, coordenadora do projeto, diz que "jovens saem capacitados para atuar em praticamente os setores de um restaurante".
Para saber mais sobre o Restaurante-Escola, clique aqui.
A unidade do Senac em São Bernardo existe desde agosto de 2015 e destina 50% de suas vagas do curso de gastronomia para alunos bolsistas, seguindo um critério de renda.
Tatiane Ferreira, que está no Senac há mais de 20 anos e coordena a parte de gastronomia na cidade de Sao Bernardo, conta que, no segundo semestre de 2015, houve o início de 26 turmas de cursos livres em gastronomia.
A gastronomia virou um "boom" com os programas de TV, diz Ferreira. "Algumas pessoas acham que vão virar chef e esquecem da parte de cozinha."
"Aqui, trazemos o aluno para a realidade, preparamos o aluno para ele vivenciar o que vai ver no mercado de trabalho".
Para saber mais sobre o Programa Senac de Gratuidade, clique aqui.